sexta-feira, 31 de julho de 2009

Overdoses de Tamiflu, telejornais e Jornalões




Gilda Arantes - correspondente da AAA- PressAA no Rio de Janeiro

Antes de ler esta matéria, assista a esse vídeo e tire suas próprias conclusões.

Dr Leonard Horowitz fala sobre Vírus A fabricado em Laboratório
http://www.youtube.com/watch?v=0K2LdGUca9w
Legendado

MELHOR VACINA CONTRA A GRIPE É NÃO LER JORNAIS BRASILEIROS E NÃO ASSISTIR AOS CANAIS BRASILEIROS DE TELEVISÃO [EMPRESA COMERCIAL].


Conceição: Devo me preocupar?












Khaia Mhaya - Linguista

Aliás, o seguinte: li num jornal da Bahia (A Tarde, em http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=1197132), ontem, que aquela CHATÍSSIMA não-sei-o-quê Anemberg, que apresenta o Jornal Hoje, estaria com a gripe.

ACHO QUE A REDE GLOBO DEVE FECHAAAAAAAAAAAAAAAAR TUDO, GERAL, COMPLETAMENTE, né-não?
Já pensaram se toooooooooooooodos os globais ficam doentinhos, da gripe que eles inventaram?

Já pensaram? Uma semana sem Globo, no Brasil?! Não seria lindo?!
Seria, sobretudo, muito 'preventivo', né-não?!

Vocês estão vendo como é o negócio do tal de "fato jornalístico" à moda do jornalismo que desgraça o Brasil-2009?

Que fato haveria em "morreram 20, todos com a gripe H1N1", em manchete que NÃO INFORMA que essas mortes morreram por causa de um terremoto que detonou o hospital onde esses doentes estavam internados?

Pergunto e respondo: NÃO HÁ FATO ALGUM em "morreram 20, todos com a gripe H1N1".

E NINGUÉM informou sobre coisa alguma a seja quem for.

Na vida real – que jamais aparece no fato jornalístico –, o que está acontecendo hoje é que NINGUÉM está informando objetivamente sobre coisa alguma, pela suficiente razão de que TODOS estão informando DEMAIS... sobre NADA.

Por exemplo: quantos morreram no mundo, ontem, por efeitos da desnutrição crônica? Taí. Ninguém informou 'fato' algum sobre isso. Então... tudo se passa como se não tivesse morrido ninguém, ontem, por efeitos da desnutrição crônica... 'porque' ninguém desenhou o infográfico das mortes por efeito da desnutrição crônica nem nenhum jornalismo 'informou' sobre esse fato.

Estamos presos na arapuca 'jornalística': dado que TODOS falaram DEMAIS sobre a gripe, criou-se uma situação na qual ou TODOS continuam falando sempre sobre o mesmo nada (o que dá ao NADA status de 'fato'!) ou TODOS terão COMPROVADO que TODOS falam DEMAIS sobre assuntos TOTALMENTE sem importância alguma. ISSO é o jornalismo que desgraça o Brasil-2009.
______________________________________________

From: Ana Santana
To: PressAA
Subject: Conceição, devo me preocupar?

Travarei essa conversa publicamente, com a Conceição Lemes, jornalista especializada em Medicina e Saúde, com o objetivo de esclarecer os leitores.

Quero saber dela se devo me preocupar pelo fato de que pessoas próximas foram contaminadas pelo vírus da gripe suína. O relato aproximado de uma das pessoas é o seguinte:

"Primeiro foi minha irmã. Ela teve gripe durante quatro dias e começou a passar mal. Outra irmã, que é enfermeira, sugeriu que ela procurasse as autoridades para fazer o teste. Deu positivo. Ela teve febre alta, entre 39 e 40 graus. Em casa também pegaram gripe minha mãe e meu filho. Nos primeiros dias choramos todos. Achávamos que era morte certa. Estávamos impressionados com o que aparecia na televisão. Ficamos isolados dos vizinhos e amigos, usando máscaras e sob monitoramento de autoridades da saúde. Ficamos duas semanas em isolamento completo. Meu filho e minha irmã tomaram Tamiflu. Minha mãe, não. Minha mãe e minha irmã tossiram muito. Minha mãe chorava por causa de dor no peito. Ficamos todos muitos impressionados. O clima, no início, era de velório. Mas então fomos nos recuperando. Tive de ir à faculdade, fazer prova. Quando cheguei, o inspetor não queria me deixar entrar na sala-de-aula. A faculdade tinha sido avisada sobre minha família. Assim que terminei a prova, fui mandada de volta para casa. Não sei o que foi pior, se a gripe ou o susto. Minha irmã pegou a gripe do patrão. A família dele é de fora do Brasil. Ele tentou se internar no hospital Emílio Ribas, não conseguiu vaga e resolveu ir embora do Brasil. Não voltou ainda."

“A gripe suína matou 63 pessoas no Brasil, sendo 50% das vítimas de São Paulo e 33% do Rio Grande do Sul.”

http://www.viomundo.com.br/opiniao/conceicao-devo-me-preocupar/


Conceição

Em resumo, Azenha. Nada de pânico. O que a gente tem de fazer é prevenir a gripe – suína ou sazonal. Por exemplo, lavando frequentemente as mãos com água e sabonete. Se apesar das medidas preventivas, os sintomas de gripe aparecerem, procurar o seu médico – de convênio, particular, posto de saúde, etc. –, para que ele avalie-o. O tratamento da gripe suína é igual ao da gripe comum. E mesmo que seja a Influenza A, na imensa maioria dos casos, os sintomas são leves e dispensam o uso de antiviral. São as recomendações do Ministério da Saúde.


Conceição Lemes (30/07/2009 - 23:02)
Clóvis,


Só mais uma: você diz que conhece "uma pá de médicos que tá aterrorizado (e nenhum deles é ignorante)."

Desculpe lhe dizer: esses médicos estão MUITO desinformados.

Provavelmente estão se atualizando pela mídia corporativa. Te garanto: se tivessem buscado informação no lugar certo – por exemplo, protocolo de atendimento para pacientes com suspeita de gripe suína do Ministério da Saúde – , eles estariam dando à nova gripe a dimensão real, em vez de ver criar fantasmas.

Já pensou como estão os pacientes desses médicos? Tenho pena deles. Dos pacientes, claro

Você pergunta: "Como se o Serra e a Yeda estivessem deixando as pessoas morrerem intencionalmente para poder criticar o Lula?"

De onde você tirou essa ideia? SE o Serra e Yeda estivessem deixando as pessoas morrerem intencionalmente, eles tinham que ir pra cadeia.

O que a mídia queria era mostrar que a situação no país estava fora de controle, para atingir o governo federal, e com isso diminuir os holofotes sobre os óbitos de SP principalmente.

Conceicao Lemes (30/07/2009 - 22:42)
Clóvis,

Acho que você está vendo coisas. O que o Azenha fez foi simplesmente colocar os números de óbitos. É um fato. Aliás, o Rio Grande do Sul é o estado que todo ano tem o maior número de óbitos por causa de gripe e doenças associadas (pneumonia e bronquite).

Na reportagem em que eu denunciei a Folha, eu coloquei uma hipótese para para números estratosféricos: a mídia tirar o foco do SP e RS, que já tinham maior numero de casos, e jogar no Governo Federal, como se a situação estivesse fora de controle. Essa era intenção. Só que como a Folha foi desmascarada, a estratégia foi por água abaixo. Agora, o que sobra é a realidade. E a realidade é haver mais óbitos nos estados do sul.

É estupidez, é mesquinhez, é canalhice querer que morram mais pessoas, só para ferrar governo x ou y. Quem faz isso é o PIG [Facção do Partido da Imprensa
Golpista
]– o tempo inteiro. Saliva de prazer. Nós, aqui, de jeito nenhum.

A nossa batalha, cara, é pela vida. Viva a vida!

Conceição Lemes (30/07/2009 - 21:58)
Azenha,

Tem outra coisa lamentável: a postura de alguns médicos famosos, que o tempo inteiro estão na mídia, mas que numa hora como essa, convenientemente "desaparecem".

Se tivessem, de fato, preocupação com a saúde pública, o que você esperaria deles? Eu, pelo menos, esperaria que viessem a público e usassem o seu prestígio para colocar os pingos nos is para a população. Até porque tem espaço garantido em rádios, TVs e jornais.

Em vez disso, preferem fazer o jogo da mídia corporativa, se calando covardemente. Afinal, são pagos por ela para fazer colunas de jornal, programas de TV. Leva, quem paga mais. E a sociedade que se lixe.

Isso já havia acontecido na febre amarela. E se repetiu, agora, de novo.

Conceição Lemes (30/07/2009 - 21:36)
Azenha,

Quase todo ano a gente tem uma gripe. Você fica preocupado com ela? E você, leitore? E o inspector citado no seu relato, será que a faculdade onde ele trabalha dispensa-o quando tem a gripe anual?

Não é preciso bola de cristal para saber que as respostas são NÃO, NÃO E NÃO.

Pois bem, considerando que a gripe suína tem comprovadamente gravidade semelhante à gripe normal, não tem por que você se alarmar, se apavorar. E, aí, não é achismo meu. É a opinião de instituições e especialistas sérios, compententes.

Só que do jeito que a mídia disseminou o pânico e continua a cobrir a gripe suína parece que ela equivale à sentença de morte. O QUE É UMA GRANDE MENTIRA.

Pior é que a mídia ainda se acha prestando serviço à coletividade, quando, na verdade, é um desserviço completo. É um crime contra a saúde pública.

Já pensou o quanto toda a sociedade ganharia se, em vez desse terrorismo, a mídia gastasse esse tempo para educar, informar de forma adequada?

De cara, o patrão que foi embora do Brasil porque não conseguiu vaga no Emílio Ribas, nem teria saído da cidade. A família que ficou dias à espera da morte, teria aproveitado melhor o tempo que ficou em casa, para colocar a conversa em dia, ler, fazer algo de útil. Isso sem falar no estigma que ela vai carregar pelo resto da vida. Já estou até vendo a vizinhança, cochichando. Lamentável.


Luiz Carlos Azenha (30/07/2009 - 19:01)
Meu caro Clóvis, quem disse que não acho que existe terrorismo midiático? A família acima citada pensou que estava condenada à morte por acreditar no que saia na TV.

Clóvis (30/07/2009 - 18:51)
Peraí, até ontem não era terrorismo midiático? Agora perceberam as mortes em estados governados pelo PSDB e resolveram aderir? Só podem estar de palhaçada... Azenha eu botava mais fé na sua imparcialidade (detalhe não sou eleitor do PSDB, mas isso é botar nariz de palhaço em quem tentava acreditar em um mínimo de seriedade!)

Talvez seja interessante levantar que são 2 estados com frio intenso este ano e muito populosos!

[A rede castorphoto é uma rede independente tem perto de 33.000 correspondentes no Brasil e no exterior. Estão divididos em 20 operadores/repetidores e 170 distribuidores; não está vinculada a nenhum portal nem a nenhum blog ou sítio. Os operadores recolhem ou recebem material de diversos blogs, sítios, agências, jornais e revistas eletrônicos, articulistas e outras fontes no Brasil e no exterior para distribuição na rede]



.
PressAA
.

Nenhum comentário: