domingo, 4 de outubro de 2009

Não só o Haiti, mas também o Oriente Médio é aqui

Kais Ismail

Tenho grande admiração pelo presidente Lula e me identifico com ele pelo fato de eu também não ter tido oportunidade de estudar regularmente até alcançar estágios mais avançados do ensino formal. Apenas concluí a 7° série do que hoje se denomina Ensino Fundamental. Basicamente tudo o que aprendi em termos profissionais ocorreu de forma empírica, autodidática.

Porém jamais recuei do enfrentamento de batalhas, por mais difíceis e dolorosas que elas se apresentem. Nunca desisti dos meus sonhos, ainda que tenha que criar os meus seis filhos. Pelo contrário, para mim os filhos sempre foram estímulos à luta diária. Continuo insistindo em trabalhar no meio de comunicação, porque essa é a minha primeira vocação e paixão consciente. Ainda que a maior e mais expressiva fatia desse meio seja controlada por sionistas, e, nesse caso, por ser palestino, eu tenha sempre encontrado muitas portas fechadas.

Apesar de todas as dificuldades, consegui realizar, junto a uma equipe de pessoas igualmente lutadoras, um curta-metragem que foi laureado com o Kikito, prêmio de Melhor Curta Gaúcho no Festival de Gramado 1990 (assista: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=763&Exib=1 )

Criei o projeto Curta ao Meio-Dia e o desenvolvi junto à prefeitura de Porto Alegre, no período 1991/94. Assim, mais de 60 mil pessoas assistiram ao cinema gratuitamente.

Também criei os projetos "Disque-Cultura", "Adote um estudante" e "Cine Musa".

Idealizei a construção da primeira praça pública na Palestina. Através do Orkut liderei uma comunidade que foi diretamente responsável pela construção da primeira e, até o momento, única praça pública para as crianças brincarem nos territórios ocupados.

A Bike-Entrega, uma empresa ecologicamente correta

Sempre me preocupei com as questões ambientais, por isso apliquei todos os meus recursos na empresa Bike-Entrega, pioneira e única em Porto Alegre. Com ela, aprendi muito do que eu desconhecia sobre o trânsito, principalmente aquilo que está diretamente relacionado a problemas ambientais, o que muitos técnicos bem remunerados do governo ainda não enxergaram, menos ainda entenderam. Aliás, muitos deles, mesmo sendo alertados, se negam a observar o que lhes foi apontado.

Hoje posso até desafiar qualquer desses técnicos a provar que estou errado quando afirmo que o governo Lula está desperdiçando uma ótima oportunidade para de fato fazer alguma coisa realmente inédita, exemplar, sem gastar praticamente nada, apenas tomando uma importante atitude, politicamente correta e visível ao povo, uma vez que praticamente todas as ações de benefício ecológico ocorrem longe de nossos olhos, nas matas e lugares distantes.

Estou me referindo a uma providência muito simples por parte do governo: trocar 70% dos serviços de coleta e entrega realizadas com motos por coletas e entregas realizadas por bicicletas.
O que aconteceria de mais importante?

Impediria, a curto prazo, que milhões de toneladas de CO2 fossem lançadas na atmosfera, poupando muitas vidas, pois tal providência reduziria a incidência de determinadas enfermidades consideradas endêmicas na maior parte dos centros urbanos do País. Principalmente as doenças que afetam o sistema respiratório, muito comuns aqui na Regiâo Sul.

Agindo dessa forma, o governo também estaria dando importante passo para a implementação de uma política de saúde pública preventiva, que é o caminho mais correto e saudável, quando comparado à velha política do atendimento às vítimas do descaso, do abandono, os milhões de doentes que buscam tratamento nos hospitais públicos. Portanto, em médio prazo, economizaria bilhões de reais.

Uma luta em que o principal interessado demonstra desisteresse

Enviei ao Ministério do Meio Ambiente proposta para que “os órgãos públicos repassem 1% de suas entregas aos profissionais das bicicletas, que são reconhecidos pelo Ministério do Trabalho como ciclistas mensageiros”.

Tempos depois recebi a resposta (ver texto de minha proposta e a responsta do MMA em postagem desta Agência Assaz Atroz: “Bike-boys contra Sugismundo”. (http://pressaa.blogspot.com/2009/07/bike-boys-contra-sugismundo.html)

Telefonei e fiz contato com a Sra. Chiara Laboissiere Paes Barreto, da Chefia de Gabinete do Ministro Carlos Minc, e dela ouvi, entre outras, a seguinte e pouco animadora expressão: “Essas coisas pequenas...”


Como ela pode alegar que a minha proposta é pequena? Por acaso existe algum estudo sobre o impacto ambiental provocado pelas motocicletas que estão prestando serviço para o governo federal todos os dias? São milhares! São centenas de milhares de quilômetros percorridos diariamente! Se a cada 140 km percorrido por moto é lançado na atmosfera 15 kg de CO2 e a média de quilometragem diária de um motoboy é de 300 km, quantas toneladas de CO2 estão sendo lançados no ar, por pura ignorância, uma vez que as bicicletas poderiam estar prestando esse serviço?

Se eu tivesse oportunidade de ser ouvido por pessoas sérias, poderia fazer o governo Lula entender a importância dessa proposta.

O Oriente Médio é aqui

Temo que um jornalista amigo meu tenha razão ao profetizar: "Esse seu projeto é demais! Entretanto nosso ministro do meio ambiente é sionista, e você é palestino. Por mais que os dois sejam brasileiros, isso vai mofar lá no Ministério".

Estou me cansando porque não está sendo fácil manter uma empresa que oferece tudo para dar certo, mas encontra obstáculos na cultura do errado, que é tão bem alimentada e estimulada.

Marilândia Félix Soares, membro da equipe de secretariado da Presidência da República, revelou interesse pelo assunto aqui abordado e me solicitou maiores informações a respeito da questão. Enviei minhas sugestões, inclusive link para leitura da proposta que encaminhei ao Ministério do Meio Ambiente e a resposta que recebi deste, tudo postado aqui nesta Agência Assaz Atroz . Também lhe escrevi mensagem basicamente nos termos do que aqui expus.

Grato a todos pela atenção.

Kais Ismail

P.S.: Deixo aqui alguns links que ajudarão a conhecer o meu trabalho:

http://www.youtube.com/watch?v=Y_npWwvfGgU

http://www.sustentabilidade.blog.br/?tag=carro

http://www.bike-entrega.com.br/noticias.php

http://www.youtube.com/watch?v=_emEsSu5t0s

http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=763

http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=585

http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=754

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/imprimir.asp?cod=433FDS010

http://soverdenaobasta.blogspot.com/2009/05/bicicleta-nao-e-brinquedo-e-um-veiculo.html

http://dialogospoliticos.wordpress.com/2009/05/30/

http://www.petitiononline.com/cultproj/petition.html

http://fotolog.terra.com.br/kais_ismail:475

http://www.youtube.com/watch?v=xuj6NWTna9Q

http://www.youtube.com/watch?v=6h2c_mAueKc


Kais Ismail, colaborador direto desta nossa Agência Assaz Atroz, é empresário com experiência na área publicitária, comunicação social e atualmente tenta firmar o empreendimento Bike-Entrega, uma idéia limpa como o seu caráter.


.

PressAA

.

2 comentários:

Anônimo disse...

que rolo! governo deveria colocar o Brasil e o Meio Ambiente em primeiro lugar... a proposta está correta, diminiur as motos = diminiur a poluição... mas vem cá: se o homem é sionista o que esta fazendo no governo Lula?????

Carlos Neimar Kuhn disse...

Kais

Continue na luta. Também sou defensor do presidente Lula, mas nem tudo é como eu queria. Em muitos aspectos ocorrem decepções, mas ainda tenho a certeza que é o melhor. Parabéns pela sua empresa e que ela progrida cada vez mais