sábado, 5 de dezembro de 2009

FHC - Um bit bull com complexo de vira-lata


FHC: "NO BRASIL, TUDO FRACASSOU"

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 611

Agosto de 2007

. Reproduzimos a seguir alguns trechos da reportagem de João Moreira Salles sobre e com Fernando Henrique Cardoso, publicada na revista Piauí de agosto.

. O Conversa Afiada considera estarrecedoras algumas das declarações desse ex-presidente do Brasil.

. E encaminhou essas declarações ao presidente do PSDB, a dois candidatos do PSDB à Presidência da República (José Serra e Aécio Neves), a um ex-candidato do PSDB à Presidência (Geraldo Alckmin) e às lideranças do PSDB na Câmara e no Senado com a seguinte pergunta: o senhor concorda com essas afirmações do Presidente de Honra de seu partido, e que se diz “a única oposição” ?

Veja os melhores momentos de FHC, o Farol de Alexandria na Piauí:

“Que ninguém se engane: o Brasil é isso mesmo que está aí. A saúde melhorou, a educação melhorou e aos poucos a infra-estrutura se acertará. Mas não vai haver nenhum espetáculo de crescimento, nada que se compare à China ou à Índia. Continuaremos nessa falta de entusiasmo, nesse desânimo.”

“Quais são as instituições que dão coesão à sociedade ? Família, religião, partido, escola. No Brasil, tudo isso fracassou.”

“No meu governo universalizamos o acesso à escola, mas para quê ? O que se ensina ali é um desastre.”

“A única coisa que organiza o Brasil hoje é o mercado. E isso é um desastre.”

“A parada de 7 de setembro é uma palhaçada.”

“Parada militar no Brasil é pobre pra burro. Brasileiro não sabe marchar. Eles sambam ... A cada bandeira de regimento a gente tinha que levantar, era um senta levanta infindável. Em setembro venta muito em Brasília e o cabelo fica ao contrário.”

“Os americanos têm os founding fathers ... A França tem os ideais da Revolução. Eu disse para os homens de imaginação, para o Nizan Guanaes: olha, a imaginação do povo é igual à estrutura do mito do Lévi-Strauss, ou seja, é binária: existem o bem e o mal. Eu fui eleito Presidente da República porque fiz o bem – no caso, o real. O real já está aí, eu disse. Chega uma hora em que a força dele acaba. O que vamos oferecer no lugar ? Ninguém soube me dar essa resposta. Eu também não soube encontrá-la.”

“Essa coisa de ser brasileiro é quase uma obrigação.”

“O problema do Brasil não é nem o esfacelamento do Estado. É algo anterior: é a falta de cultura cívica.”

“Como eu ia dizendo, é bom ser brasileiro: ninguém dá bola.”
(Ao sobrevoar Little Rock, no Arkansas, terra de Bill Clinton) “Parece o Mato Grosso ...” disse com um muxoxo.(No aeroporto, ao sair da sala de espera dos viajantes de classe “econômica” e se dirigir para a sala reservada aos da classe “executiva”) “E eu sofrendo no meio do povo à toa.”
“Não acredito que o Lula tenha práticas de enriquecimento pessoal... O que há é que ele é um pouco leniente.”

“Já o Lula é o Macunaíma, o brasileiro sem caráter, que se acomoda.”

“O que houve não foi uma ruptura epistemológica no meu projeto intelectual, mas uma ruptura ontológica do mundo... No final da década de 80, não estávamos mais enfrentando teorias, mas a realidade. Olhamos o que existia e estava tudo em pedaços. Estávamos falidos. Fomos forçados a privatizar, não havia outro jeito.”

“Sou mesmo a única oposição, mas estou me lixando para o que o Lula faz. O problema é a continuidade do que foi feito.”

“ ... no Governo Sarney. Foi quando começou o loteamento dos cargos ... Com o PMDB, o que se loteou foi a máquina do Estado: ministérios, hospitais, todo tipo de órgão, até o mais insignificante, tudo. O Estado desapareceu, virou patrimônio dos políticos.”

. (Num discurso no Clube de Madri, de ex-presidentes) Passa então a rechear sua fala com a “coesão mecânica” e a “coesão orgânica de Durkheim (mais tarde no táxi: “é o bê-á-bá da sociologia. Olhei em volta, vi que não tinha nenhum sociólogo e mandei ver.”).

“Fiquei cliente do Harry Walker, o mesmo agente do Clinton. Em média me oferecem 40 mil dólares (por palestra); ele fica com 20%... Em Praga, uma vez, como éramos um grupo de palestrantes, não cheguei a falar nem vinte minutos – pagaram 60 mil dólares. O Clinton chega a ganhar 150 mil.”

“Em restaurantes em Buenos Aires sou aplaudido quando entro. É que eu traí os interesses da pátria, então eles me adoram.”! A neta Julia, de 18 anos, balança a cabeça: “Como é que ele diz essas barbaridades ...”

O Conversa Afiada encaminhou as declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a pergunta: "o senhor concorda com essas afirmações do Presidente de Honra de seu partido, e que se diz 'a única oposição' ?" às seguintes lideranças do PSDB:

Tasso Jereissati - presidente do PSDB
José Serra - governador de São Paulo e possível candidato do PSDB à Presidência da República
Aécio Neves - governador de Minas Gerais e possível candidato do PSDB à Presidência da República
Geraldo Alckmin - ex-candidato do PSDB à Presidência da República
Antonio Carlos Pannunzio - líder do PSDB na Câmara
Arthur Virgilio - líder do PSDB no Senado

Nesta terça-feira, dia 14, por sugestão do leitor Jota, o Conversa Afiada também encaminhou o comentário de Fernando Henrique Cardoso e a pergunta "o senhor concorda com essas afirmações do Presidente de Honra de seu partido, e que se diz 'a única oposição' ?" aos ex-comandantes do Exército nos oito anos do Governo de FHC. São eles:Zenildo Lucena - Ministro do Exército no 1º mandato de FHC (1995 a 1998)
Gleuber Vieira - Ministro do Exército no 2º mandato de FHC (1999 a 2002)

Aguardamos as respostas.


Nesta quinta-feira, dia 16, o Conversa Afiada voltou a cobrar as respostas à pergunta encaminhada às lideranças do PSDB e aos militares que chefiaram o Exército durante os oito anos do governo FHC.

O general Gleuber Vieira, Ministro do Exército no 2º mandato de FHC (1999 a 2002), respondeu: "não pretendo me manifestar publicamente sobre o assunto".
___________________

Esta matéria foi postada no antigo site Conversa Afiada, tentamos acessá-la usando o link http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/449001-449500/449100/449100_1.html, mas não conseguimos abrir a postagem.

Disponível em diversos blogs:

Blog do Augusto

http://augusto2901.blogspot.com/2007/08/fhc-no-brasil-tudo-fracassou.html

Rumores Alvissareiros

http://rumoresalv.blogspot.com/2007/08/fhc-brasil-tudo-fracassou.html

Entre outros.

.

PressAA

.

Nenhum comentário: